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ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS

No Ensino Fundamental – Anos Finais, a proposta pedagógica concebe o aluno como um aprendiz ativo, capaz de investigar e de compreender temáticas complexas, bem como envolver-se com o que aprendeu em novos desafios e cenários. Incorpora em seus princípios o raciocínio e os estudos a respeito da ciência da aprendizagem e suas novas abordagens, que têm como foco o entendimento e as investigações interdisciplinares sobre a neurociência e a educação. Relaciona-se à pedagogia histórico-crítica ou histórico-social e à psicologia cognitiva, que envolve os estudos referentes ao construtivismo, ao sociointeracionismo, à aprendizagem significativa, entre outros estudos.  É importante estabelecermos a nossa relação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que corresponde a um documento de caráter normativo em nível nacional. Esse documento apresenta competências gerais que perpassam todos os componentes curriculares. A BNCC define o conjunto de aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas na unidade escolar ao longo das etapas da Educação Básica para que os alunos tenham assegurado o seu direito de aprendizagem proposto pelo Plano Nacional de Educação (PNE), em consonância ao § 1º do Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996) e orientada por princípios propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DNC), como os éticos, políticos e estéticos que objetivam à integralidade da formação humana e à construção de uma sociedade cada vez mais justa, democrática e inclusiva.

 

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